COMO TUDO COMEÇOU
KOOL HERC
Batizado como Clive Campbell nas ruas da Jamaica conhecido DJ Kool Herc que fazia protestos contra as desigualdades sociais, o Racismo, a violência e a politica econômica em cima da parte instrumental da musica, o DJ com uma par de toca disco e dois discos iguais com o mesmo beat, ia e voltava a parte instrumental, assim fazendo o instrumental ter infinitos minutos.
Nascido em 16 de abril de 1950, em Kingston, na Jamaica, devido as dificuldades financeiras, políticas e perseguição Kool Herc em 1967 foi para os Estados Unidos e lá se estalou no gueto Novaiorquino, nos EUA ele se tornou DJ e organizador de festas, começou então a difundir o estilo da sua ilha a realidade sonora americana, que na época era principalmente o FUNK. Para animar suas festa deu roupagem nova aos TOASTING e aos GRIOTS, iniciando um estilo novo de musica.
KOOL HERC colocava nos beaks das músicas tocadas em seu baile ( BREAK – nesse caso e a hora que fica só o instrumental da música sem a voz), versos simples e palavras de ordem ligadas ao protesto, algumas previamente selecionadas e outras feitas na hora o FREESTYLE, até que ele chegou a um ponto de esticar a base da música usando 2 toca disco e 2 discos iguais e ia passando de um para o outro pelo MIXER ( aparelho que mistura os sons) os breaks, passavam de alguns minutos ou segundos para eternidade conforme sua vontade.
DJ Kool Herc é o criador do breakbeat , essencialmente o Hip Hop. Isolando e repetindo os ” Breaks das musicas ” ou as partes que não tinhão voz só o instrumental, ele registrou inovações como os grandes da música negra da época como Mandrill, James Brown, BB King, e o Jimmy Castor. Herc criou o protótipo para o Hip Hop. Embora outros como Grandmaster Flash, Afrika Bambaataa aperfeiçoaram e elevaram as suas técnicas , o senhor Kool Herc tem todo o creditado pela sua criação.
Começando a carreira de DJ bem cedo. ‘ Nos anos setenta de cada vez quando discotecava era o rei, Herc se distinguiu imediatamente girando e mostrando sempre algo novo Herc, era notório para dar festas, todas as noites sempre e apresentava algo e na Kool, onde Herc tocava sua festa Durante os anos 70, ele era citado entre os grande nomes da música inclusive chamava ate a atenção de James Brown que era o mais citado na época da black music.
Nos anos 70 fez parte do o selo (Tommy Boy) nome dado por causa dos dançarinos de break que normalmente eram jovens que encarnavam cedo no breakdancers.
Nos anos 80 a Kool era a maior atração, Herc tinha um sistema de tocar tão envolvente que era difícil de não mexer o corpo com aquela enorme aparelhagem, as suas palavras de ordem em cima dos break´s das musicas e sua performance nos toca discos que muitos começavam a viajar e sentir a música literalmente.
Adicionar legenda |
Durante os anos noventa, esteve aparecendo na entrega de Prêmios e falando de Hip Hop e como também em 1994, falando com DJ Terminator X do Public Enemy em um Show – Herc ficou bom tempo longe da comunidade Hip HOP e deixou de ser da mesma maneira um jogador fundamental ele tinha criado uma cultura cedo de mais para os anos 70, que de lá para os dias de hoje não criou-se mais nada, só aperfeiçoarão que o gênio Jamaicano tinha feito a mais de 30 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??