TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

8 de jul. de 2011

TAXI DRIVER É F... FILME COM F MAIUSCULO!!

Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi.

Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter.

Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.

Taxi Driver é nos faz mergulhar na vida de Travis, um desajustado sempre à margem da sociedade, e o fato de ser ex-combatente na guerra do Vietnã e sofrer de insônia não ajuda muito, e Travis vai de desilusão em desilusão ficando cada vez mais paranoico e anti-social (as tentativas que faz para evitar isso são baldadas; a ideia de fazer Travis levar a garota por quem se apaixona a um cinema pornô é genial) até chegar a um ponto de estar desesperado em busca de algum tipo de refrigério que apenas sacia-se violentamente.






















Travis não tolera os marginalizados dos quais não se dá conta de que também faz parte, mas a culpa não é dele e nunca sentimos raiva dele, pelo contrário, sentimos uma dó por ele o tempo todo, e o filme todo é muito triste, é um filme sobre solidão e carência; um filme com um quê de Dostoievski.

O encontro com Íris, a prostitua de treze anos (pequena grande Jodie Foster), é uma oportunidade de redenção para ambos e a relação entre os dois é de puro afeto.


















A direção de Scorsese é perfeitamente ou especialmente crua neste filme (mostrando que a realidade que o governo passa como oficial, está longe se ser compatível com a realidade das ruas), e ele dá ao filme uma esmagadora verossimilhança mesmo em situações que fogem à realidade.


O Filme venceu a Palma de Ouro e consagrou mais ainda a carreira de Robert De Niro, que atua maravilhosamente aqui (com direito a cena improvisada por ele, em que repete no espelho o famoso “Are you talkin’ to me?” Imperdível.

ELENCO:

Albert Brooks - Tom
Harvey Keitel - 'Sport' Matthew
Martin Scorsese - Passageiro Homicida do Taxi
Jodie Foster - Iris Steensma
Cybill Shepherd - Betsy
Peter Boyle - Wizard


FILME COM F DE F...MAGNIFICO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??