TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

11 de jul. de 2011

de leve!





De Leve

Ramon Moreno de Freitas e Silva, mais conhecido pela alcunha de DeLeve, é um rapper do Estado do Rio de Janeiro, do município de Niterói e que agora está morando na zona norte do Rj acho que no Méier. É comumente lembrado por suas rimas de tom debochado e críticas à mídia e além de suas misturas de rap com vários outros estilos de música. Foi membro do extinto grupo Quinto Andar e além de sua carreira solo, é ou foi vocalista da Banda Leme. Seu trabalho , o EP "De Love", foi lançado virtualmente pelo portal Trama Virtual e pela revista 100%skate.


Formalmente, sua carreira como rapper começa em 2000, quando de sua participação na coletânea "Zoeira Hip Hop", idealizada por Elza Cohen ,que também promovia uma festa de mesmo nome, realizada no bairro da Lapa. Também neste ano, De Leve funda, juntamente com os conterrâneos MC Marechal e DJ Castro, o grupo Quinto Andar. O coletivo ganhou notoriedade pelo underground nacional principalmente pelas rimas inusitadas. O videoclipe da música "Eu Rimo Na Direita/Som Pra Pista" era constantemente exibido no programa "Yo!" da MTV Brasil.

Em 2001, são lançadas as primeiras gravações solo de De Leve. Elas foram colocadas em um EP intitulado "Introduzindo De Leve" e teve como colaborados os parceiros de Quinto Andar. O EP é um dos primeiros trabalhos musicais a serem disponibilizados virtualmente e alcançarem uma boa visibilidade midiática. A distribuição do conteúdo foi feita por meio do programa de compartilhamento Napster.

Dois anos depois, é lançado o primeiro álbum do rapper, intitulado "O Estilo Foda-se". O disco alcançou uma boa repercussão na mídia e também foi amplamente divulgado na internet, mesmo sendo distribuído pela major Sony Music. O próprio artista, na abertura do cd, incentiva o download ilegal do trabalho ao dizer "Pode baixar, é da internet". Irônico, desde o título, o álbum, em sua maioria, ataca os estereótipos e vícios de mercado promovidos pelos meios de comunicação.

Com o disco, De Leve passa a figurar entre as promessas do cenário musical do país, após contabilizar aparições em cadernos culturais e ser uma das poucas atrações nacionais da primeira edição do Tim Festival. Sua apresentação no festival foi considerada "chocante" pelo público de São Paulo,(não acostumado ao trabalho do rapper.)

Apresentou-se no programa Altas Horas, da Rede Globo e num programa que tinha a Monique Evans como apresentadora, mas que não lembro o nome agora! Posteriormente, o álbum foi relançado com uma edição que englobava também o primeiro EP do rapper.

Em 2005, De Leve rompe com a gravadora, principalmente por desentendimentos relativos ao fato das faixas do último álbum terem sido distribuidas livremente na internet. Também neste ano, o grupo Quinto Andar lança um álbum pelo revista Outracoisa e, após, acaba se desfazendo.

Um ano depois, o rapper lança seu último CD, intitulado "Manifesto 1/2 171". O título é uma provocação à grife do rapper Marcelo D2, chamada "Manifesto 33 1/2" (D2, que já havia sido duramente criticado pelo ex-integrante do Planet Hemp, Bnegão.

O álbum foi lançado juntamente com o novo sitio pessoal do rapper e teve todas as faixas liberadas para download grátis. Além disso, o rapper disponibilizou as faixas com canais separados, via Creative Commons, a exemplo da banda pernambucana Mombojó. Em menos de dois meses, nove mil pessoas já haviam feito download do álbum.

Em 22 de janeiro de 2009, na segunda edição do Campus Party Brasil (que ocorreu no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo) De Leve teve que interromper sua apresentação e se retirar as pressas após o público se revoltar com o refrão da música "Diploma" ("Pega o diploma e limpa sua bunda") versão contestada pelo próprio em seu blog.

Em Dezembro de 2010, faz uma participação no programa "Comédia MTV", cantando a música "Rap Da Realidade", com Rafael Queiroga


DE LEVE DECLARA QUE ESTÁ “À PROCURA DA PARADA MAL FEITA”

Elogiado por Caetano Veloso, rapper de Niterói colocou todas as faixas de seu novo disco para download gratuito em seu site.

'Temos de ser mais generosos, como a natureza'

Declaração de amor aos cães, política, críticas à mídia, passeios de bicicleta ao som de walkman: quase tudo serve de inspiração para o novo disco de Ramon Moreno, 25 anos, mais conhecido como De Leve. Sónão espere ouvir as letras sisudas do rap com cara de mau, pois o negócio dele é puro deboche.

E esse jeito despachado de enxergar a vida conquistou até, quem diria,Caetano Veloso. O músico baiano rasgou a seda para o MC, declarando em uma entrevista recente ao jornal "O Globo" que De Leve é quem faz o rap mais interessante do Brasil. "Fiquei surpreso quando soube", diz De Leve. "Não acreditei até ver o vídeo [da entrevista]."

Ex-integrante do coletivo Quinto Andar, foi de mansinho que esse niteroiense chegou a muitos ouvidos com seu primeiro trabalho-solo, "O estilo foda-se", lançado em 2004. As músicas caíram na internet e, de lá, foram parar na trilha do seriado global "Cidade dos Homens". Seu jeito irônico escracha Marcelo D2 ("Esse negócio de rap ainda não me deixou rico igual ao D2", de "Caô fudido") e também o rap nacional ("Não faço rap pra rapper, nem rima pra repentista, nem me visto pra catálogo de loja que aparece na revista", de "Rapper de mentira", do disco de estréia).

Todas as faixas de seu recém-lançado segundo álbum, "Manifesto ½ 171" estão disponíveis para download gratuito em seu site oficial. Até agora, mais de 9.000 usuários já baixaram o disco. "Faço música pra que as pessoas ouçam", diz. "Para quê 200 pessoas ouvirem quando 2.000
podem ouvir? Isso sem você ter de sair de casa ou ter de vagar pelas lojas procurando? Muito melhor."

E vai além: "Temos de tentar não ser egoístas como o ser humano, e sim mais generosos como a natureza. Como que se fosse preciso para preservar a espécie. As frutas têm sementes para que você possa plantar e ter mais frutos. A natureza quer se espalhar, quer se dar, se mostrar, como eu tento fazer com minha música."

A poesia pára por aí. Porque, na hora de rimar, ele diz: "Tô à procura da parada mal feita, meu disco tá no forno e eu não tinha a receita", conforme a letra de "Caô fudido". Tudo cantado sobre bases que vão do electrofunk sabor Afrika Bambaataa ao cavaquinho. "Eu faço a batida, levo para o meu parceiro Bruno gravar uma guitarra, um cavaco, um outro teclado e trocamos algumas idéias", conta.

"Desde que decidi gravar e lançar minhas músicas e discos, as letras são assim. Vi que sendo sério nem todos iam querem ouvir, enjoa, échato. Mas quando você insere uma brincadeira, uma sacanagem, logo tem gente querendo ouvir", conclui. "Por que então não fazer esse tipo de rap diferente, engraçado, debochado, sem deixar de passar uma mensagem pra molecada? Vamos fazer!"

As "sacanagens" e "brincadeiras" a que ele se refere aparecem em todas as faixas, como em "Diploma", em que De Leve deita a rima sobre advogados e jornalistas. "Muitos se acham intelectuais e se dão uma importância maior do que têm na verdade", dispara. "Se não se dão,suas empresas dão a eles. Mas não posso deixar de dar um crédito ao Lima Barreto. Ele me ajudou muito a falar isso depois que li- ‘Recordações do escrivão Isaías Caminha’. Lima Barreto é meu autorpreferido."

Quer saber mais? Acesse o blog do De Leve: www.dicamelim.blogspot.com




O irreverente rapper De Leve se apresentou no Motomix


Palavrões, irreverência e muitas rimas disparadas contra todos os tipinhos. É assim que De Leve fez seu show na abertura do palco Motomix no TIM Festival 2004 em São Paulo. Com suas músicas cheias de revolta, De Leve chocou e divertiu quem foi ao show.

http://musica.terra.com.br/timfestival2004/galerias/0,,OI14812-EI4248,00.html




http://www.youtube.com/watch?v=HAblLRXgU6w



O peso começou logo na primeira canção Pra Bombar No Seu Estéreo. A ode ao consumo indiscriminado de álcool é o tema da animada Caipirinha Man.

Mas um dos pontos altos foi com Piratão, que defende a pirataria de discos de artistas famosos. Sobrou para Bruno & Marrone, Leonardo, Rouge e Br'oz. Mas isso não preocupa De Leve, pois como diz o título de seu CD, o Estilo é F***-se.


De Leve - Introduzindo de Leve (2001)

01. Nego Gosta
02. Largado
03. Melancólico Irônico
04. Tio De Leve
05. Eu Rimo na Direita
06. Vai Vendo
07. Eu Bolo

download:
http://www.4shared.com/file/108035042/a6dd4fe/De_Leve_-_Introduzindo_De_Leve.html







De Leve - O Estilo Foda-se (2004)

01. Prá Bombar no Seu Estéreo
02. Sem Neurose
03. Caipirinha-Man
04. Menstruação
05. É Ming
06. Rapper de Mentira
07. Essa É pros Amigos
08. Nego Gosta
09. Largado
10. Melancólico Irônico
11. Tio de Leve
12. Eu Rimo na Direita
13. Vai Vendo
14. Eu Bólo

download:
http://www.4shared.com/file/108035256/179ff5c8/De_Leve_-_O_Estilo_Foda-se.html








De Leve - Manifesto ½ 171 (2006)

01. México
02. Se Liga
03. Feipa
04. Diploma
05. Tema da Novela das 8
06. Rolé de Camelim
07. Todo Errado
08. Isso sim é uma piada
09. Caô Fudido
10. Pode Queimar
11. Magali, Carol, Bisteca e Chuleta

download:
http://www.4shared.com/file/108035418/90c66179/De_Leve_-_Manifesto_Meio_171.html








De Leve - De Love EP (2008)

01. Sempre A Caminhar
02. O Que Que Você Conta?
03. Pra Ser Feliz - part. Totonho
04. O Que Que Nego Quer
05. Quero-te Bem

download:
http://www.4shared.com/file/108035762/3d14a0f9/De_Leve_-_De_Love_2008.html?s=1








De Leve - De Love (2009)

01. Sempre a Caminhar
02. O Que Você Conta
03. Pra Ser Feliz - part. Totonho
04. O Que Nego Quer
05. Quero-Te Bem
06. Quer Dançar
07. Elas São Sinistras
08. Quem Disse Que Caramujo Não Tem Coração
09. Minha Maluca
10. Dinhêro
11. A Lenda

download:
http://www.4shared.com/file/103613280/c0a795eb/De_Love_2009_.html?s=1







O Caramujo Sonolento estava bem cansado e de repente sentiu vontade de cantar sobre as figuraças que o rodiavam e deu no que deu...
Confere aí!

Caramujo Sonolento na Terra dos Cogumelos

01. A Lenda
02. Du Gato em Bridge
03. Meu Pai (tem A.K.A.)
04. Paulinho Baleiro
05. Pequenóquio
06. Quem disse que Caramujo não tem Coração
07. Rastejando entre Cogumelos
08. Sinuca e Porrinha
09. Vinheta

download:
http://www.4shared.com/file/93709097/50f6d21b/caramujo_sonolento_na_terra_dos_cogumelos__besoroanemicoblogspotcom_.html?s=1






Banda Leme EP

01. Amor 100 Remédio
02. Com Bola e Tudo
03. Nadadora
04. Não Te Dou
05. Perdeu Playboy
06. Vingativo

download:
http://www.4shared.com/file/87634792/63a06534/Banda_Leme.html?s=1

Um comentário:

  1. quem me chamou a atenção pra esse cara foi o bróder joão xavi. sim, o de leve tem umas paradas muito boas.
    e gostei de saber que lima barreto é o autor preferido dele - tbm é um dos meus!

    valeuz
    @heraldohb

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??