TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

6 de mar de 2010

busão lagostas e capixabas

Pego o busão quase meia noite na rodoviária novo rio e começo minha viagem para Vitória encontrar me com meu irmão Sagaz , líder nato da região , e participar de um evento no Centro de referencia de juventude...

Ontem ainda assisti a um filme sobre a piada que é o fbi o nome era mais ou menos leia e queime depois , eu acho...

No busão dormi e sonhei algo mais ou menos assim...


Triiiim, triiiim, triiiim. Toca o telefone e Madame Pontual corre para atendê-lo. No lugar do gancho, uma lagosta. A senhora não fica contente com a notícia que recebe e seus ponteiros começam a rodar rápido. Ponteiros? Sim! O rosto de Madame Pontual é um belo relógio! Ela precisa correr porque os fósforos de sua filha estão em chamas, e, por isso, aproveita para pegar carona em uma árvore-pássaro que vai passando...



Surreal essa história, não é mesmo? Mas você saberia dizer porque o termo surreal é usado para designar coisas malucas e absurdas? Esse movimento artístico surgiu na França, no início da década de 1920. As telas produzidas pelos pintores surrealistas parecem sonhos fotografados. Mas por que pintar coisas sem sentido? De onde veio a idéia de começar um movimento assim? Qual era o objetivo desses artistas?

O surrealismo é caracterizado por imagens absurdas - como os tigres
saídos da boca de um peixe, pintados pelo espanhol Salvador Dalí


Aqui na Mentirinha city ,quse tudo se torna surreal ,mais cedo ou mais tarde .
ex. aconteçeu um evento de cinema para estudantede desse paraiso de lugar e a secretaria de cultura , mesmo sendo convidada , nem apareceu...muito surreal ...



Para compreendermos o Surrealismo é preciso entender a vida na Europa após 1918, quando acabou a Primeira Guerra Mundial. Esse conflito resultou em um grande número de mortos, não só de combatentes, como de cidadãos comuns.
Cidades inteiras foram destruídas e a Europa acabou perdendo o domínio econômico sobre os demais países do mundo. Os Estados Unidos, que só haviam aderido à guerra em abril de 1917, se tornaram então a grande potência mundial.


Claro que o dadaismo estava se formando e tal ...mas me recuso a falar muito sobre isso e tenho dito....

Em 1924, foi publicado o Primeiro Manifesto do Surrealismo -- manifesto nada mais é do que um texto que explica os propósitos de uma ação --, escrito pelo poeta francês André Breton, mentor do movimento.

Até então, só havia escritores no grupo. Mais tarde, após a publicação do ensaio "O surrealismo na pintura", pintores aderiram ao movimento. O surrealismo também abrangeu o cinema, a fotografia e as artes plásticas.

abaixo, cena do filme A idade de ouro, dos espanhóis Salvador Dalí e Luís Buñuel



Mas o grupo surrealista rapidamente se rompeu. Em 1929, Breton publicou o "Segundo Manifesto do Surrealismo" e aqueles artistas que não agiam nem compartilhavam com as idéias do poeta foram expulsos do movimento. Breton achava que o artista não poderia deixar de ser racional apenas em sua arte, mas deveria agir assim em todas as circunstâncias.Aqui as pessoas deveriam ouvir mais o cara , e ai , quem sabe a nossa cultura local seria um gato jesus que correria sobre as aguas da burrice do nosso poder executivo.


Até o fim da Segunda Guerra Mundial, o surrealismo foi considerado pela opinião pública um "acidente" sem importância. Mas, por volta de 1950, constatou-se que o movimento marcou profundamente, não só a poesia, mas o romance, o teatro, as artes plásticas e o cinema.Nao posso me esquecer de citar esses caras.

Max Ernst e René Magritte na pintura, Man Ray na fotografia que mandam verdades na cara na velocidade que faço freestyles malucos, nas camara dos vereadores de Bel de Olho Roxo...
S.NETO...O POETA ...VC TAMBEM [E SURREAL ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??