TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

3 de ago. de 2012

A Jamaica é aqui na Bf...

A Jamaica é aqui...

A Rua Aguapeí parece uma rua qualquer na Baixada Fluminense. Mulheres fazendo unha e cabelo na calçada, crianças correndo e churrasquinho temperando o ar. Mas no número 197 funciona o Centro Cultural Donana, que transforma a rua em um ponto de efervescência na Baixada, por onde já passaram grandes nomes do reggae e rock nacionais. 





Um pouco de Dida Nascimento é um pouco da África e da Jamaica na Baixada Fluminense!


Músico, artista plástico e atuante no movimento reggae do Rio de Janeiro desde o final dos anos 70. 

 Dida é o cabeludo responsável pelo som que faz Aguapeí ser única no mapa. Ele nos recebe enquanto a casa era preparada para mais uma tarde musical e no meio da movimentação toda consegue serenidade para nos contar suas estórias.  

Sobre a ilha...
A Jamaica é o berço de muitos gêneros musicais populares, o mais conhecido deles é o reggae, mas também inclui o Mento, Dancehall, Ska, Rocksteady, Dub music, entre outros.

A cultura musical da Jamaica é uma fusão de elementos provenientes dos Estados Unidos da América com o rhythm and blues, o rock and roll e o soul, da África e das ilhas vizinhas Caraíbas, tais como Trinidad com o seu calipso.

A música da Jamaica tornou-se popular em grande parte do mundo. Inicialmente na década de 1960, o ska, o rocksteady e o reggae foram populares no Reino Unido, principalmente entre mods. Na década de 1970, o reggae roots começou a se tornar especialmente popular...

No final da década de 50 e início de 60, filhos dos donos de lojas de tecido começaram a impulsionar a vida social urbana de Londres. Ligados à moda, ao jazz e ao blues, os Mods, se reuniam em pubs para exibir seus ternos italianos e seus passos de dança. Como os transportes públicos encerravam muito cedo, adotaram as scooters, Vespas e Lambrettas, como meio de transporte. 

A música jamaicana teve também um efeito sobre o desenvolvimento musical de outros países, tais como a prática de toasting, que foi levada à cidade de Nova Iorque e tornou-se o rap, um dos cinco elementos da cultura hip hop. 

Estilos britânicos como o lover's rock e a jungle music também são originários da música jamaicana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??