TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

14 de mai. de 2011

Um pouco de HIP HOP Brasil!!!

O hip hop começou a chegar ao Brasil no começo dos anos 1980, com grupos de varias regiões que se reuniam em lugares onde também o movimento punk começava a surgir.

Os primeiros a aparecer foram os dançarinos de break que, expulsos pelos comerciantes e policiais,dos lugares mais próximos ao centro, transferiram-se para as periferias.

O dançarino Nelson Triunfo é considerado um dos primeiros dançarinos do país e muitos B boys acabaram decidindo serem rappers difundindo um pilar a mais da cultura hip hop em cada lugar.

O talento e a desenvoltura de dançarinos de soul music, como Nelson Triunfo, extrapolaram o espaço dos salões e ganharam as ruas centrais da capital.

Outro destaque é Nino Brown, que, ao descobrir o hip hop, mesmo sem saber inglês, passou a trocar correspondências com Afrika Bambaataa.

Em uma das vindas dele ao Brasil, o ídolo se emocionou ao conhecê lo e lhe deu o título de Zulu King, tornando- o representante Universal Zulu Nation, no País.

Nos anos 80, multiplicam- se as equipes de dança de rua. Conhecidas como gangues, Back Spin Kings (depois Back Spin Crew), Nação Zulu, Crazy Crew, Street Warriors e os Gêmeos - hoje grande expressão do grafite no mundo...

Mais para o meio da década, o rap experimentou no Brasil suas primeiras fusões com o rock, em bandas como a carioca Planet Hemp

http://www.youtube.com/watch?v=MfKd9KKe0Tc

e em grupos de rap que viraram banda, como o paulistano Pavilhão 9
(referência ao local no presídio do Carandiru onde mais de 100 presos
foram executados de uma vez só pela polícia) .

http://www.youtube.com/watch?v=MM5J0dGKDkA

Um grupo esta ate hoje fazendo shows desde esta época e com a mesma formação , racionais mcs.

http://www.youtube.com/watch?v=7Kni_KvBhMI&feature=related


O subúrbio do Rio fervia ao balanço da música negra. O rap gênero que se fundia ao soul music, ao samba , ganhava uma projeção inédita e transbordava e importava idéias.

Hoje o rapper Marcelo D2 faz uma mistura entre o samba de raiz e o rap...
http://www.youtube.com/watch?v=hLGimeN44l4&feature=fvwrel

Paralelamente, o rap se expandia para outras partes do Brasil, inspirando uma série de artistas, como :

Câmbio Negro e o GOG (de Brasília capital do Brasil que fica bem no centro do pais).

http://www.youtube.com/watch?v=5SVXKrMfitM
http://www.youtube.com/watch?v=6v0oXz499xg


Faces do Subúrbio (de Recife, nordeste do Pais de clima seco onde também surgiu o rapper-embolador Chico Science).

http://www.youtube.com/watch?v=f_6WzaH2Y5U
http://www.youtube.com/watch?v=UVab41Zn7Yc


RPW ( de São Paulo , região sudeste e grande cidade do Brasil ,que juntou o hard core com o rap e criou o estilo bate cabeça).

http://www.youtube.com/watch?v=0EZN10Q3LUU&feature=related

Da Guedes ( de Porto Alegre regiao sul do Brasil)
http://www.youtube.com/watch?v=OvhkvDyY8eU

Suspeitos na Mira (Espírito Santo).

http://www.youtube.com/watch?v=5Gn11AnE0SA

O Brasil e muito grande e possui dimensões continentais , por este tamanho a populacao brasileira [e muito heterogênea e com caracteristicas diferenciadas que podem ir desde o sotaque ao comportamento, das referencias e das faltas de referencias culturais.

Tentar entender , como uma cultura de fora conseguiu a penetracao que o hip hop conseguiu no Brasil , e desafiador mas por outro lado se focarmos na origem das manifestacoes populares e de como as convergencias artísticas e sociais foram sendo moldadas , no correr dos anos , teremos uma visão mais próxima do entendimento que almejamos.

No nordeste do Brasil onde foram criados ritmos como a embolada e o repente que muitos falam que são os ancestrais do rap , pois são versos feitos de improviso, ainda hoje mcs estão misturando esses ritmos da terra com o rap , exemplo disso é o mc rapadura

http://www.youtube.com/watch?v=2EtOKS1lSZ8

No Brasil a arte em geral sempre foi sendo misturada e aglutinadora de diversos conceitos artísticos, temos por exemplo a capoeira.
A Capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.

O Movimento Hip Hop Organizado do Brasil - MH2O é uma das maiores organizações de hip hop do Brasil atuando em 14 estados e em cinco deles mantém intervenção econômica. Foi fundado em 1989 na zona oeste de Fortaleza, capital do Ceará, estendendo-se rapidamente por toda
cidade chegando ao interior do estado.

Originado pela fusão entre grupos do Movimento Estudantil e Crews de Hip Hop, sempre atuou junto aos movimentos sociais e populares do País.

Em 1998 o Movimento Hip Hop Organizado criou a ONG MH2O e passou a atuar no campo institucional, hoje é uma das maiores ONG's de juventude do Brasil. Estima-se em mais de 6000 o número de membros dessa Organização que atualmente trabalha a sua Internacionalização.

Outro exemplo de como o hiphop pode modificar a realidade em volta foi dado pela ONG enraizados , que hoje atua em vários países e estados do Brasil produzindo e criando novos links com vários setores da sociedade.

Em agosto de 1989, Milton Salles criou a MH20 -“Movimento Hip Hop Organizado”- com oficinas nas periferias e shows gratuitos. Hoje, ele é responsável pela Companhia Paulista de Hip Hop, e continua com os mesmos objetivos: divulgar os quatro elementos do Hip Hop: o break, o
Mc, o Dj, o Graffiti.

A presença feminina no hip hop é cada vez maior. Primeiro foram as dançarinas e as cantoras que faziam back vocal para rappers. Hoje há várias MCs famosas, mulheres DJs e grafiteiras. A verdadeira cultura é ilimitada e evolutiva. Não é mero modismo, tem raiz. Não se rende a
intolerâncias, às leis de mercado ou à mídia. Não pertence a ninguém,mas a todos que a respeitam e a desenvolvem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??