TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

15 de mar. de 2011

CUBA!! POR SLOW




OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO






Me lembrando depois de um bocado de tempo de muitas coisas que vi , senti e ouvi na ilha de Cuba...

O país agora está lentamente(talvez com mais rapidez que a net de lá) se recuperando de uma séria recessão econômica que se seguiu à retirada dos subsídios da antiga CCCP (NÃO CONFUNDA COM CCIP) (cerca de 4 a 6 bilhões de dólares anuais em 1990).

Só em 2006 o povo cubano conseguiu recuperar quase o mesmo padrão de vida do final da década de 1980,(tipo na época do todo mundo odeia o CHRIS) e a economia de Cuba ainda hoje sofre as consequências do rígido embargo dos Estados Unidos desde 1962 ,caraca ...não confunda com Caracas do Chavez...não confunda com o Chaves do México...)


De acordo com as autoridades cubanas,todas de barba e boladinhos, o embargo norte-americano teria causado uma perda de mais de 79 bilhões de dólares à sua economia.



Em Cuba 85% das famílias são donas de suas próprias casas - portanto não pagam aluguel - e os 15% restante pagam de aluguel 1 ou 2 dólares mensais, computado em forma de amortização, pois ao final do pagamento do custo de moradia se converte em seu proprietário.

Embora o termo genérico favela (ou tugurio em espanhol) seja muito raramente empregado para descrever as condições de habitação em Cuba, eu vi uma favela sem fim (baseadas no tipo de construção, condição de conservação, materiais e tipo de ocupação).

A maioria das "sub habitações" cubanas localizam-se em La Habana Vieja, Centro Habana e Antares.


CubaSubdivisions.png
  1. Pinar del Río
  2. La Habana (Havana)
  3. Ciudad de la Habana (Cidade da Havana)
  4. La Habana (Havana)
  5. Matanzas
  6. Cienfuegos
  7. Villa Clara
  8. Sancti Spíritus
  1. Ciego de Ávila
  2. Camagüey
  3. Las Tunas
  4. Granma
  5. Holguín
  6. Santiago de Cuba
  7. Guantánamo
  8. Isla de la Juventud
Achei a ilha meio jogada as baratas...

Cuba - Artistas e Baratas, Fidel e Obama

10º Bienal de Havana , abriu suas portas no Museu Nacional de Belas Artes de Cuba. Mais de 200 artistas de 40 países participam da exposição. Dez baratas com rostos humanos decoram a fachada do Museu Nacional, 'Survival' é o apelido da obra do artista cubano Roberto Fabelo, "uma evocação do sentido kafkiano do mundo atual, reforçando a ideia de que depois de uma guerra nuclear, as baratas serão as únicas sobreviventes".





Voltando ao evento...


O evento foi muito bom e muito louco por ser muito independente e nas palavras de sua relaçoes públicas Aminta D'Cárdenas "estamos só na 12 edição"...





O evento chega a reunir quase 20 mil pessoas, espalhadas em barracas, em meio à chuva, a grande maioria jovem e com muita vontade de ouvir música e esqueçer Fidel. O festival Rotilla, que acontece em Cuba, já chegou a ganhar o apelido de "Woodstock cubano", em blogs – um meio independente de noticiar eventos no país...


Falta de Liberdades Democráticas - A Ditadura Cubana

A blogueira Yoani Sánchez, editora do blog Generación Y, uma das páginas cubanas mais lidas no exterior, pulou 'o muro do controle' fez duras críticas a ditadura cubana e pediu liberdade de expressão em Cuba.

O ato de Yoani Sánchez foi considerado uma provocação contra a 'Revolução Cubana' e classificado como um 'oportunismo vergonhoso'.



OBAMA, CUBA E A LIBERDADE INDIRETA


Fidel Castro e Guevara derrubaram a ditadura de Batista. A Revolução Cubana foi um importante acontecimento na história latinoamericana, meio pelo qual se rompeu a tradicional influência dos interesses dos Estados Unidos na América Central.

Depois de mais de quatro décadas no poder o governo de Fidel Castro exibe seus melhores êxitos no campo social: eliminou o analfabetismo, reduziu o desemprego e implantou a assistência médico-hospitalar gratuita a população diminuindo a taxa de mortalidade infantil; o governo de Cuba apoia enfaticamente a pesquisa médico e científica.

Mas Fidel Castro sofre sérias dificuldades devido ao embargo econômico dos EUA. Na área econômica, devido a falta de alguns gêneros alimentícios, combustível, máquinas e outros artigos, Fidel foi obrigado a flexibilizar a economia ao permitir algumas atividades capitalistas e investir forte no turismo.

Mas o povo cubano sente falta de usufruir as liberdades democráticas. De que adianta a preocupação com a 'coisa pública' se um povo não tem liberdade de expressão e o seu direito de ir e vir é cerciado?

As medidas tomadas pelo presidente dos EUA, Barack Obama: - liberar as viagens de cubanos residentes nos EUA à Cuba, liberação de envio de remessas e a autorização para que empresas de telecomunicações operem em cuba; são medidas importantes que marcam uma mudança na política entre os dois países e que pode por fim ao embargo comercial que já dura 42 anos.

O embargo econômico imposto a Cuba é tão cruel e desumano quanto a ditadura Cubana.

Estamos assistindo o começo de uma nova era nas relações entre Cuba e EUA, só podemos torcer para que essa transição seja feita de maneira pacífica e que o diálogo de Raúl Castro com Obama resulte na libertação dos presos políticos e devolva a liberdade de imprensa e todos os direitos humanos para o povo de Cuba.

Voltando pro evento...
http://www.rotillafestival.com/es/



Falando da viagem um pouco...

Saimos de madruga direto de um taxi para o aeroporto na ilha (do governador) e de lá só paramos no Panamá que é um país da América Central Continental, limitado a norte pelo Mar das Caraíbas, a leste pela Colômbia, a sul pelo Oceano Pacífico e a oeste pela Costa Rica.

Situa-se no ponto mais estreito da parte continental da América Central, no istmo que se estende até a América do Sul. É dividido ao meio pelo canal do Panamá, que liga o oceano Atlântico e o oceano Pacífico
.

No aeroporto de lá fiquei muito feliz pois encontrei um Subway (não o trem e sim o rango) e de lá fomos direto para Cuba num avião muito sinistro que balançou mais que o baile do CCIP (não confunda com CCCP) no século passado...

Em Cuba o destaque culinário foi :
PAPA FRITAS E BUCANERO


POLLO E MOJITOS


FIM DA PRIMEIRA PARTE...CONTINUA....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??