A música surgiu primeiramente em New York City e em Miami em meados dos anos 80. Espalhou-se eventualmente a muitas outras cidades com populações latino-americanas. Inicialmente, era uma fusão dos estilos vocais encontrados na música disco dos anos 70 com a instrumentação sintética do eletro dos anos 80.
Nos anos 90, as influências do eletro e do hip hop foram suplantadas pelo house dance.
Muitas pessoas dizem que Shannon como a primeira música do freestyle.
A canção foi produzida por Chris Barbosa, um Latino de New York City.
Barbosa mudou e refinou o som do funk e do eletro, adicionando os ritmos latinos americanos. Este som novo, rejuvenesceu o funk, a alma e a cena do hip hop em New York City.
Quando a maioria dos clubes da vizinhança fechava suas portas, alguns clubes de Manhattan estavam prosperando de repente.
Músicas como "Play At Your Own Risk" de Planet Patrol
"One More Shot" de C Bank
"Al-Naafiyish (The Soul)" de Hashim
"I.O.U." de Freeez tornaram-se as batidas do momento.
Kraftwerk ("Numbers") e New Order ("Confusion," "State of the Nation")
inspiraram o som original do freestyle e responderam-lhe então incorporando determinados elementos do freestyle em suas próprias produções.
Outros produtores em torno do mundo começaram logo a reproduzir o som. Sons como
"Let Me Be the One" de Safire
"I Remember What You Like" de Jenny Burton
"Give Me Tonight" de Shannon
vinham da rádio de New York.
Muitos dos artistas originais do freestyle - e o DJs que tocavam a música, tais como Jellybean, Tony Torres, Raul Soto e Roman Ricardo - eram Latinos ou do descendência italiana.
Esta era uma razão porque o estilo veio ser muito popular entre americanos latino-americanos, especial na área de New York City.
Naturalmente, os dançarinos e os produtores associados com o estilo vieram em torno do mundo. Por exemplo, o notável hit de Information Society "Running", foi escrito por Murat Konar, que é descendente de turco, e produzido por uma banda que era de descendência escandinava.
Dois outros artistas populares de Freestyle, Freeez e Samantha Fox, eram de descendência britânica.
O freestyle latino também toca na comunidade asiática.
O freestyle transformou-se mais do que algo latino, ele se transformou em um instrumento para unir os amantes de música e de dança de todas as nacionalidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??