TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

28 de dez. de 2010

tu abriria mão se ser quem tu é??

Eu não me lembro bem mas acho que aprendi a ler lá pelos quatro anos, portanto antes de entrar na primeira sala de aula na turma do tic-tac (nesse tempo não se usava jardim-escola), juntando letras dos gibis.

Eles foram, sem o saberem, a minha cartilha e é talvez por isso que, hoje em dia, não posso passar sem, pelo menos,ler dois gibis por dia.

Mas qual foi o meu primeiro livro? Que me lembre - e como a memória de infância
é sínistra! – foi o menino de asas (1968) do grande Homero Homem...


HOMERO HOMEM de Siqueira Cavalcanti (1921-1990).
Nasceu em Canguaretama(RN). É considerado , depois de Luís da Câmara Cascudo, o escritor do RN que alcançou maior projeção no cenário das letras nacionais.

Fui agora procurá-lo na Internet e achei com a mesma capinha e tudo...


É uma história comovente. Há uma parte em que o Menino de Asas, por ser diferente, é obrigado a deixar a escola, por exigência dos pais das crianças "normais". Para que ele pudesse freqüentar as aulas havia apenas uma solução: Menino de Asas deveria ter as asas cortadas...

Li para meus queridos alunos de RAP esse livro hoje e meus alunos e eu já sabemos da decisão dos pais sobre a proposta, mas se você ficou curioso(a), que tal ler também a história?

A proposta de cortar as asas do garoto, em geral deixa os alunos indignados. Daí um gancho excelente para iniciar uma conversa com vc mesmo(a) sobre as diferenças...

Tudo o que é diferente precisa ser mudado, removido?


O mundo diz que sim.
As cirurgias plásticas estão aí para comprovar que cada dia mais as pessoas se preocupam em se encaixar no padrão imposto pela sociedade. E o que você acha disso? Abriria mão das suas asas? Da liberdade de ser o que realmente é????????????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??