TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

28 de dez de 2010

lutando contra um império

Ganhei um livro impressionante sobre tesouros,grandes fortunas e lendas...
Uma dessas lendas diz respeito a tesouros escondidos dos celtas e é importante esclarecer que os celtas se estabeleceram por toda a Europa, mas nunca formaram um império unificado.

Esse é um dos fatores que acabou por facilitar a vitória dos romanos sobre eles.

Eram várias nações/tribos independentes, ligadas por uma cultura em comum (língua, religiosidade, costumes, artes) e que guerreavam constantemente entre si , muito parecidoas com o hip-hop no Rio de Janeiro.

Lí sobre dois episódios famosos de sua história onde várias tribos lutaram juntas, mas são considerados casos excepcionais: um foi na Gália, quando Vercingetórix (caracaaaaaaaaa), um rei de formação druida, uniu várias tribos para resistirem à invasão romana. Após algumas vitórias foram sitiados pelas legiões e ele se entregou, para ser morto depois em praça pública romana.

O outro foi a unificação de tribos que ocorreu na Grã-Bretanha, liderada pela rainha Boudicca, que também obteve muitas vitórias, mas acabou sucumbindo ao poder esmagador das legiões de Roma.

Essa rainha me deixou bem interessado pois sua hístoria é demais ,esposa, mãe, rainha e lí­der de uma das mais violentas rebeliões levadas a cabo contra o domi­nio romano na história de Britania.
Eu continuo em busca de pistas sobre esta guerreira,cujo exército fez tremer os Romanos.


Boudicca era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multi-colorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche.
Carregava uma lança comprida para assustar todos os que deitassem-lhe os olhos.


Quando morreu o rei Prasutagus(caracaaaaaaaaaa), a tribo icena,que convivia pacificamente com Roma naquela época, foi brutalmente atacada:
Golpearam a rainha Boudica e violaram as suas filhas , muito parecido com uma parte da PM aqui do RJ.

Em busca de vingança, o exército de Boudica atacou as localizações romanas,
incluin­do Londres...


Pesquisando , descobri que ela tem algumas estátuas em sua homenagem e uma delas está em Londres:


Depois de uma outra louca pesquisa descobri que ambos os episódios tiveram uma versão em filme: a história de Vercingetórix está retratada em "A Lenda de um Guerreiro" (Druids) e a história de Boudicca pode ser conferida em "A Rainha da Era do Bronze" (Warrior Queen).


Quero dar minha aula e correr numa locadora pra ver esse filme e lutar contra o império romano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??