TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

24 de fev. de 2009

SOLIDÃO

O que é solidão?


"O filósofo alemão Martin Heidegger (1889-1976) afirma que estar só é a condição original de todo ser humano. Que cada um de nós é só no mundo. É como se o nascimento fosse uma espécie de lançamento da pessoa à sua própria sorte.
Atenção todos: vai ser lançado agora mais um ser no mundo , não nos responsabilizamos por traumas e coisas similares , no decorrer da vida."
Podemos nos conformar com isso ou não.
Mas nos distinguimos uns dos outros pela maneira como lidamos com a solidão e com o sentimento de liberdade ou de abandono que dela decorre, dependendo do modo como interpretamos a origem de nossa existência. A partir daí podemos construir dois estilos de vida diferentes: o autêntico e o inautêntico."


"O homem se torna autêntico quando aceita a solidão como o preço da sua própria liberdade. E se torna inautêntico quando interpreta a solidão como abandono, como uma espécie de desconsideração de Deus ou da vida em relação a ele.


Desse modo não assume responsabilidade sobre as suas escolhas. Não aceita correr riscos para atingir seus objetivos, nem se sente responsável por sua existência, passando a buscar amparo e segurança nos outros. Com isso abre mão de sua própria existência, tornando-se um estranho para si mesmo, colocando-se a serviço dos outros e diluindo-se(feito um sonrisal rsrsrsrsr) no impessoal.


Permanece na vida sendo um coadjuvante em sua própria história. Você já pensou nisso?
Eu já... por isso tento me mover , lembro de pessoas que usaram a mente de forma mais positiva:

E SEI QUE POSSO MAIS DO QUE PENSO...

2 comentários:

  1. Entrei aqui por um acaso. Hoje preenchi o meu perfil e inclui Fellini entre meus cineastas preferidos e depois fiquei sabendo dos usuários do blogger que também o curtem, enfim. Entrei no seu blog e achei ótimo esse post. Já andei lendo Heidegger e embora não seja fácil saber-se só por definição, concordo com o modo como vc desenvolveu o tema, principalmente porque achei que o texto e as imagens resultaram em transformar um tema que poderia ser pesado numa reflexão de muito bom humor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Slow,
    Sobre cultura e educação, o que vc tem a dizer?
    Abração

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??