TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

12 de nov. de 2012

pirata sou!!

Cineclube Mate com Angu escreve sua história na Baixada

Cineclube Mate com Angu. Amostra de filmes realizada no Circo Voador.
Cineclube Mate com Angu. Amostra de filmes realizada no Circo Voador. Foto: Nina Lima / EXTRA
Paula Fernandes

Duque de Caxias, 2002. Ano em que os amigos Igor Barradas, Manoel Zumbi e Heraldo HB decidiram montar o cineclube Mate com Angu. O tempo foi passando e, hoje, com dez anos de história, o grupo agregou ideias e ideais a uma história que não está limitada apenas à Baixada Fluminense.

— Em 2001, fiz o filme Progresso Primavera, que fala das transformações no bairro Jardim Primavera, em Caxias. Ele acabou unindo pessoas que, cerca de um ano depois, formaram o cineclube — diz Igor Barradas, de 34 anos.

Há oito anos, o grupo exibe produções próprias e algumas outras nacionais, na Lira de Ouro, no Centro de Caxias. O evento, gratuito, acontece na última quarta-feira de cada mês.

— A ênfase é no curta-metragem. Nossa ideia é reunir pessoas para discutir e produzir material audiovisual. O objetivo é incluir a Baixada no imaginário nacional — completa Igor.

E o Mate com Angu tem conseguido. O filme "1 ano e 1 dia", por exemplo, já conquistou três prêmios (Cara Liberdade – Mostra do Filme Livre - RJ (2005); melhor curta pelo júri popular – Jovens Realizadores do Mercosul – CE (2005) e melhor curta – Festival de Curtas da Unioeste – PR (2005).

Cineclube Mate com Angu
Cineclube Mate com Angu Foto: Nina Lima / EXTRA
Prontos para desafios

Este mês, o Mate com Angu participou da Mostra Livre de Artes, no Circo Voador, na Lapa, exibindo diversas produções. Marcelo Lima, que está na equipe desde 2008, destaca a importância de ter feito parte do evento, representando uma parte da Baixada Fluminense.

— Esse tipo de participação faz com que a gente mostre que existe produção de qualidade na região — diz Marcelo.

Atualmente, o cineclube está produzindo o curta "Aurora", que fala sobre a madrugada em Duque de Caxias, através da história de uma prostituta e um motorista de lotada. Paralelamente, o grupo está filmando "Presente", que fala da vida do artista plástico Marco Bomfim, também de Caxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??