TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

30 de nov de 2012

O BRUXO!!!

O BRUXO DO COSME VELHO.
Foto: O BRUXO DO COSME VELHO.
NO SÉCULO XIX (19), MACHADO DE ASSIS, EM ALGUMAS DE SUAS CRÔNICAS E ATÉ MESMO NO ROMANCE MEMORIAL DE AIRES (UM ROMANCE EM FORMA DE DIÁRIO), DENUNCIA A ALIENAÇÃO POLÍTICA DO POVO E CRITICA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, O QUE LHE RENDEU CRÍTICAS. "COMO?" "MACHADO É CONTRA ABOLIÇÃO?" CLARO QUE NÃO. MACHADO SEMPRE FOI UM GRANDE DEFENSOR DA LIBERDADE, PORÉM ERA CRÍTICO EM RELAÇÃO A COMO ISSO ESTAVA ACONTECENDO: SABIA QUE MUITOS ALFORRIAVAM POR SIMPLES PRESSÃO POLÍTICA, SABIA QUE ALFORRIAVAM POR SIMPLES "STATUS" DO MOMENTO (VIDE: CRÔNICA DA ABOLIÇÃO), SABIA QUE ALFORRIARIAM E NÃO DARIAM SUPORTE PARA QUE OS NEGROS TIVESSEM DIREITOS IGUAIS À EDUCAÇÃO, À SAÚDE E  À MORADIA. POR ISSO, MACHADO DE ASSIS "O BRUXO" JÁ SABIA QUE AQUILO ERA SÓ O COMEÇO DA "BOLA DE NEVE" PARA OS IRMÃOS DE COR.  NÓS TEMOS O RESULTADO DESSA PÁGINA DA HISTÓRIA HOJE. TAPUMES ESCONDEM AS COMUNIDADES NAS BEIRAS DAS RODOVIAS, A EDUCAÇÃO É TRATADA COMO UMA FORMA MASSIFICADORA PARA QUE SE ALCANCE OS NÚMEROS VIÁVEIS PARA AS ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS. AS TÃO POLEMIZADAS COTAS, QUE SÃO PALIATIVOS NUMA TENTATIVA DE EQUIPARAÇÃO, ENQUANTO O ENSINO PÚBLICO CONTINUA A PRODUZIR POUCOS, MUITO POUCOS PENSADORES... CLARO, POIS NÃO HÁ VONTADE POLÍTICA QUANDO SE FALA EM EDUCAÇÃO DE VERDADE. SEM QUERER CRIAR TEMOR E NEM SER NEGATIVISTA, MAS VEM COISA PIOR POR AÍ E SE NÃO LEVENTARMOS PARA FALAR, DISCUTIR, DEBATER, COMBATER, SEREMOS CONTINUADORES DE UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE:MUDAM-SE OS PERSONAGENS, MAS MANTÉM-SE O MESMO ENREDO.
*** SEI QUE POUCOS LERÃO ATÉ O FIM, POIS MUITOS DE NÓS NÃO SOMOS DADOS A TEXTOS LONGOS, MAS SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI: COMENTE, COMPARTILHE, SÓ NÃO FIQUE AÍ PARADO.
RENATO ARANHA (ROTA ESPIRAL)
"CRIAR UM MEIO DE VENCER PROBLEMAS, CRIAR PROBLEMAS PRA VENCER SISTEMAS..." (TRAMPO - ROTA ESPIRAL)
NO SÉCULO XIX (19), MACHADO DE ASSIS, EM ALGUMAS DE SUAS CRÔNICAS E ATÉ MESMO NO ROMANCE MEMORIAL DE AIRES (UM ROMANCE EM FORMA DE DIÁRIO), DENUNCIA A ALIENAÇÃO POLÍTICA DO POVO E CRITICA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA, O
 QUE LHE RENDEU CRÍTICAS. "COMO?" "MACHADO É CONTRA ABOLIÇÃO?" CLARO QUE NÃO.





 MACHADO SEMPRE FOI UM GRANDE DEFENSOR DA LIBERDADE, PORÉM ERA CRÍTICO EM RELAÇÃO A COMO ISSO ESTAVA ACONTECENDO: SABIA QUE MUITOS ALFORRIAVAM POR SIMPLES PRESSÃO POLÍTICA, SABIA QUE ALFORRIAVAM POR SIMPLES "STATUS" DO MOMENTO (VIDE: CRÔNICA DA ABOLIÇÃO), SABIA QUE ALFORRIARIAM E NÃO DARIAM SUPORTE PARA QUE OS NEGROS TIVESSEM DIREITOS IGUAIS À EDUCAÇÃO, À SAÚDE E À MORADIA.





 POR ISSO, MACHADO DE ASSIS "O BRUXO" JÁ SABIA QUE AQUILO ERA SÓ O COMEÇO DA "BOLA DE NEVE" PARA OS IRMÃOS DE COR. NÓS TEMOS O RESULTADO DESSA PÁGINA DA HISTÓRIA HOJE. TAPUMES ESCONDEM AS COMUNIDADES NAS BEIRAS DAS RODOVIAS, A EDUCAÇÃO É TRATADA COMO UMA FORMA MASSIFICADORA PARA QUE SE ALCANCE OS NÚMEROS VIÁVEIS PARA AS ESTATÍSTICAS INTERNACIONAIS.





 AS TÃO POLEMIZADAS COTAS, QUE SÃO PALIATIVOS NUMA TENTATIVA DE EQUIPARAÇÃO, ENQUANTO O ENSINO PÚBLICO CONTINUA A PRODUZIR POUCOS, MUITO POUCOS PENSADORES... CLARO, POIS NÃO HÁ VONTADE POLÍTICA QUANDO SE FALA EM EDUCAÇÃO DE VERDADE. SEM QUERER CRIAR TEMOR E NEM SER NEGATIVISTA, MAS VEM COISA PIOR POR AÍ E SE NÃO LEVANTARMOS PARA FALAR, DISCUTIR, DEBATER, COMBATER, SEREMOS CONTINUADORES DE UMA HISTÓRIA QUE SE REPETE:MUDAM-SE OS PERSONAGENS, MAS MANTÉM-SE O MESMO ENREDO.



*** SEI QUE POUCOS LERÃO ATÉ O FIM, POIS MUITOS DE NÓS NÃO SOMOS DADOS A TEXTOS LONGOS, MAS SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI: COMENTE, COMPARTILHE, SÓ NÃO FIQUE AÍ PARADO.



RENATO ARANHA (ROTA ESPIRAL)



"CRIAR UM MEIO DE VENCER PROBLEMAS, CRIAR PROBLEMAS PRA VENCER SISTEMAS..." (TRAMPO - ROTA ESPIRAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??