TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

5 de jul. de 2012

semana da arte


Semana da arte Pier Mauá
Em quatro dias, todas as escolas do estado do Rio vão povoar o Armazém 4 do Pier Mauá com muita arte e participação. A 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro – aspiração apurada em pesquisa com toda a rede escolar – vai reunir trabalhos de alunos e professores, numa iniciativa inédita de compartilhamento de criação, idéias e experiências. O evento tem entrada franca e acontece de 3 a 6 de julho no Pier Mauá, das 10 da manhã às cinco da tarde.

A descoberta de talentos e a valorização das linguagens artísticas desenvolvidas nas escolas estão entre os objetivos da mostra, que valoriza as formas lúdicas de acesso ao conhecimento e busca incentivar a curiosidade, a experimentação e o hábito da leitura. As atividades serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano pela Secretaria de Educação e elaborado com a participação de professores da rede estadual.

Com programação animada e distribuída por vários espaços de nomes sugestivos – Avenida, Teatrão, Guarda-Chuva, Caminhão, Favela -, a Semana de Arte traz oficinas de movimento (Teatro do Oprimido), quadrinhos e contação de histórias, apresentações de bandas, dança, hip hop, teatro de bonecos e peças teatrais, como “2 corações e 4 segredos”, que narra a viagem de Mário de Andrade pelas regiões do Brasil, e uma adaptação teatral de “Capitães de Areia”, de Jorge Amado. Nos debates, presença de personalidades, como o escritor João Paulo Cuenca, que vai falar sobre literatura de blogs; os acadêmicos Evanildo Bechara e José Cândido, que vão tratar da permanência e da renovação da linguagem, e Carlos Nejar, que discorre sobre a obra “O coronel e o lobisomem”.

A mostra Cinema para Todos traz trailers de filmes e papos com atores e diretores. Cacá Diegues, Cadu Barcellos, Luciano Vidigal, Wagner Novais e Rodrigo Felha, diretores dos cinco episódios do filme “5xPacificação”, conversam com a plateia após a exibição do trailer; o mesmo acontece com os diretores Andrucha Waddington (Os penetras) e Julia Murat (Histórias que só existem quando lembradas). Os atores Leandro Firmino, Luciano Vidigal e Paulo Lins comandam o debate “Cidade de Deus 10 anos depois”, sobre o filme de Fernando Meirelles que fez carreira internacional de sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??