TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

27 de mar. de 2012

circo!!

DIA DO CIRCO

Quem não gosta de circo?!

Hoje comemoramos o Dia do Circo em homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu dia 27 de março de 1897 na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, posando para foto em 1953)
Você sabia que as primeiras tentativas de apresentações em circo vieram da China? Lá a monarquia se divertia com a apresentação dos contorcionistas e equilibristas.

Dos divertidos e simpáticos palhaços, dos malabaristas e suas manobras arriscadas, da mulher borracha, do atirador de facas, mágicos, adestradores de animais e trapezistas, é feito o mundo mágico dos circos!

Os palhaços ficam encarregados de proporcionarem muitas gargalhadas ao público. Para ser um palhaço, é preciso vocação e gostar de interagir com as pessoas, pois só assim irão transmitir alegria e entusiasmo a todos que estão assistindo ao espetáculo.
Dia do Circo

O mágico é o que mais chama a atenção de todos na platéia. Executam números curiosos de ilusionismo, iludindo e prendendo a atenção dos espectadores.

Se você nunca foi ao circo, tem uma ótima oportunidade agora no Dia do Circo. Não perca este mundo de diversão e magia!

Origem do Circo


Origem do Circo   Arte, Atrações, no Brasil e Mundo CirqueDuSoleil
O circo  continuou sendo um grande espetáculo mesmo após a invenção do cinema e televisão. Aliás, você sabia que muitos programas de auditório famosos da TV brasileira foram inspirados em circo e que a televisão tem até o apelido de circo eletrônico?

Qual a Origem do Circo
Alguns historiadores acham que a origem do circo  está ligada ao hipódromo grego, um lugar na Grécia Antiga, onde aconteciam corridas de cavalos. O mais certo é que se originou na Roma Antiga; embora estes espetáculos tivessem muita crueldade, eles se pareciam com os do circo como conhecemos hoje.
Na idade Média, existiam espetáculos de saltimbancos: equilibristas, malabaristas, ilusionistas ou palhaços, que viajavam e apresentavam seus números pelas feiras e vilarejos.
Origem do Circo   Arte, Atrações, no Brasil e Mundo solei 2
Descobertas e Atrações do Circo
Por volta de 1770, um amestrador de cavalos chamado Philip Astley, descobriu que quando os cavalos corriam em circulo eles atingiam uma velocidade maior devido a força centrípeta. Ele resolveu usar isso em suas apresentações e assim nasceu o picadeiro, este palco circular do circo como conhecemos até hoje. Ele fixou o tamanho desse picadeiro em 13 metros de diâmetro, que até hoje continuam sendo o mais comum.
Depois acrescentou ao espetáculo saltimbancos e palhaços. O circo moderno estava inventado. Viajou com seu circo da Inglaterra para a França onde fez grande sucesso: era o começo dos circos internacionais.
Aos poucos, todo tipo de artista foi levado para o circo: dançarinos, ginastas, atores, mágicos além dos animais. Durante o século XIX o circo viveu seu auge: com música, cenografia, figurinos tornou-se um espetáculo completo.
O circo desenvolveu-se  por todo o mundo como uma autêntica arte cênica. Ao mesmo tempo internacional e regional, possuindo diferenças em seus espetáculos em cada parte da Terra.

Vida e Trabalho no Circo
Como trabalhar no circo é também viajar e morar junto, muitas companhias circenses são formadas por famílias. Cada um acaba desenvolvendo uma habilidade ou função nesse espetáculo: da bilheteria ao trapézio.
No circo, é comum que as pessoas saibam fazer mais de uma coisa. Além disso, em geral os artistas sabem montá-lo e desmontá-lo.
O Circo no Brasil:
Origem do Circo   Arte, Atrações, no Brasil e Mundo gpdusoleil
O Brasil também tem circo. Os mais antigos foram organizados na segunda metade do século XVIII. Diz a história que Manuel Antonio da Silva apresentou um espetáculo de dança sobre o cavalo que se tornou famoso. Provavelmente, esse foi o primeiro espetáculo parecido com circo que tivemos, apesar de ter acontecido numa residência. No século XIX, como vimos no auge do circo, várias companhias visitaram o Brasil. Elas foram sem dúvida um incentivo para as companhias nacionais que se formaram, muitas delas com artistas estrangeiros.
Temos tambem, palhaços famosos que dedicaram suas vidas à arte do riso, como Arrelia, Pimentinha, Piolim e Carequinha.
Origem do Circo   Arte, Atrações, no Brasil e Mundo olei3

Um comentário:

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??