TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

5 de fev de 2012

Pérolas do Brasil!!!


Onde estão as pérolas negras do Brasil?


O Brasil é considerado um país de belas mulheres, especialmente de belas mulhers negras comprovado prodigamente em época de carnaval, quando irrompe na passarela da Avenida Sapucaí uma quantidade considerável de mulheres negras, cada uma mais esplendorosa e estonteante que a outra. 
 
No programa de Netinho – A mais bela negra do Brasil, apresentado na Rede Record em 2005, – vi, surpreendido e encantadíssimo, um estardalhaço de beleza e negritude naquelas centenas de elegantes, altas, esbeltas, exuberantes e magníficas deusas de ébano, lindas da cabeça aos pés, sem silicones, sem lipos, sem plásticas, sem megahair, apenas com o que a natureza e o DNA da vigorosa raça negra lhes legaram.

Todavia, qual foi a repercussão que o evento teve na mídia? Onde estão essas meninas maravilhosas? Eram centenas delas vindas de quase todos os estados brasileiros. Não as vejo nas passarelas das semanas de moda do eixo Rio/São Paulo, não as vejo participando dos concursos estaduais do Miss Brasil. Não encontrei sequer uma foto da vencedora do concurso, Fernanda Santos. Isto eu não consigo entender, tampouco aceitar, pois se trata de uma belíssima jovem.

Em cada concurso para a escolha de Miss Brasil, eu me pergunto onde estão as espantosamente lindas mulheres negras do nosso país que não se inscrevem, em seus estados, para participarem do evento? Medo da discriminação, do preconceito camuflado em risos e tapinhas nas costas? Como posso entender que num país negro como é o Brasil, com uma população miscigenada, na qual apenas uma  pequniníssima minoria pode se considerar da raça branca, não tenha pelo menos um terço das candidatas afro-descendentes? Já tivemos misses negras, representando estados do sul e sudeste. A Miss Pernambuco 2009 é negra e linda.






Quem ainda se lembra do nome da miss Brasil 1986? Quem sabe que ela era uma negra estupenda. Pois é, Deise Nunes de Souza, Miss Rio Grande do Sul, foi a primeira negra a conquistar o título de Miss Brasil. Ela foi a quarta representante dos gaúchos a ser coroada Miss Brasil, em concurso realizado na cidade de São Paulo, no dia 17 de maio de 1986.




Descoberta em 1984 pelo então diretor social do Sport Club Internacional, Paulo Franchini, representou o clube no concurso Rainha das Piscinas do mesmo ano, sendo a vencedora de um dos certames de beleza mais importantes do seu estado na época. Foi a primeira negra brasileira a disputar o Miss Universo, sendo uma das semifinalistas. Ainda foi a segunda colocada no quesito traje típico.

Após fazer sua sucessora, Deise passou a ser destaque no carnaval carioca, desfilando por alguns anos como rainha de bateria da escola de samba União da Ilha. Só deixou o posto após o carnaval de 2004. Muito requisitada para desfiles e para fazer capas de revistas, a bela jovem coleciona muitos sucessos em sua carreira de modelo.

Em 1988, Deise fez uma ponta num dos episódios do seriado Tarcísio e Glória (já extinto), na Rede Globo. Na mesma emissora, foi convidada do júri do Cassino da Chacrinha em algumas ocasiões. Na primeira aparição, exibida em 23 de março de 1987, ela ainda era Miss BrasiL




Atualmente, ainda uma bela mulher, Deise comanda o programa de televisão Terceiro Setor, exibido em um dos canais da NET Porto Alegre. A experiência a estimulou na decisão de trocar as passarelas do carnaval gaúcho (a última escola em que desfilou foi a Unidos de Vila Isabel) pela vida acadêmica, no início de 2007. Agora, ela pretende fazer curso de jornalismo. Em 2003, foi jurada do concurso de Miss Brasil no qual elegeu Gislene Ferreira como a mais bela do país. No ano seguinte, ela e outras 31 eximisses Brasil foram homenageadas na festa de 50 anos da Miss Brasil, realizada em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??