TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

9 de jan. de 2012

Funk parte 1

FUNK PARTE 1...

Funk (também conhecido como soul funk ) é um estilo bem característico da música negra norte-americana, desenvolvido a partir de meados dos anos 60 por artistas como James Brown e por seus músicos, especialmente Maceo Parker e Melvin Parker, a partir de uma mistura de soul music, soul jazz, rock psicodélico e RB.
O pianista norte-americano Horace Silver, na década de 60, pode ser considerado o pai do funk. Silver uniu o jazz à soul music e começou a difundir a expressão “funk style”. Nesta época, o funk ainda não tinha a sua principal característica: o swing. Foi com James Brown que o estilo tornou-se dançante e ganhou o mundo.



Não existiria HIP HOP se não houvesse James Brown e a JB’s Band…
A Banda era enorme, mas vale lembrar os principais componentes…

Fred Wesley  e Willian “Bootsy” Collins

Somente com as inovações de James Brown é que o funk passou a ser considerado um gênero distinto. Na tradição do R&B, estas bandas bem ensaiadas criaram um estilo instantaneamente reconhecível, repletos de vocais e côros de acompanhamento cativantes. Brown mudou a ênfase rítmica 2:4 do soul tradicional para uma ênfase 1:3, anteriormente associada com a música dos brancos - porém com uma forte presença da seção de metais. Com isto, a batida 1:3 virou marca registrada do funk 'tradicional'.

A gravação de Brown feita em 1965, de seu sucesso "Papa's Got a Brand New Bag" normalmente é considerada como a que lançou o gênero funk...

James Brown e os outros têm creditado a criação do gênero a Little Richard que em turnê com sua banda The Upsetters, com Lee Allen e Earl Palmer na bateria, em meados dos anos 50, como sendo a primeira a colocar o funk na batida do rock 'n' roll.
 
Esses músicos tocaram com o grande Fats domino e trouxeram muitas coisas desta interação , com fats domino tocaram também os músicos, Herbert Hardesty ,Alvin "Red" Tyler , Reggie Houston, Lee Allen, e Fred Kemp.

Um nome muito importante nesta história é o de Bobby Byrd , do qual falo mais daqui a pouco...

A banda The Upsetters começou com o baterista de Nova Orleans Charles "Chuck" Connors e dois saxofonistas, incluindo Wilbert "Lee Diamond" Smith. Em 1955 se juntaram à banda os saxofonistas Clifford "Gene" Burks e Grady Gaines, o guitarrista Nathaniel "Buster" Douglas e o baixista Olsie "Baysee" Robinson.

Outra banda importante foi a Famous Flames..Em 1955, Brown e a irmã de Bobby Byrd, Sarah se apresentaram em um grupo chamado "The Gospel Starlighters". Eventualmente Brown se juntava ao grupo vocal de Bobby Byrd, the Avons, e Byrd transformou o som do grupo em secular rhythm and blues. 

Após o nome do grupo ter sido mudado para The Flames, Brown e o grupo de Byrd foram para o Sul, o chamado "chitlin' circuit". 

The Famous Flames with James Brown on Drums
















As primeiras gravações de Brown foram composições inspiradas no gospel-R& B, altamente influenciadas pelo trabalho de músicos como Ray Charles e Little Richard. 

A relação com Little Richard foram particularmente significantes no desenvolvimento como músico e showman. Quando Richard deixou a música pop em 1957 para se tornar pregador, Brown substituiu Richard nas datas restantes. Vários músicos que acompanhavam Little Richard se juntaram ao grupo de Brown depois que Richard deixou a cena.

Brown retornou as paradas em 1958 com o sucesso "Try Me". Este single foi o mais vendido entre os discos de R&B do ano, e se tornaria o primeiro de 17 canções que atingiriam o topo da parada R&B pelas próximas duas décadas. No lançamento de "Try Me" em disco, o nome do grupo passou a ser James Brown and The Famous Flames.

 Em um notável acontecimento, Brown gravou o sucesso de 1960 "(Do the) Mashed Potatoes" na gravadora Dade Records, de propriedade de Henry Stone, sobre o pseudônimo de "Nat Kendrick & The Swans"

Ainda falando de músicos que estavam ao lado de Jb , tenho que falar de 2 brothers...

Melvim Parker é um baterista , irmão do saxofonista Maceo Parker.  Seu estilo diferenciado foi o grande ingrediente para as inovações da música funk nos anos 60.Seu irmão,Maceo Parker é um cantor e saxofonista de soul, funk e jazz.

maceo-parker-e1320134476383.jpg












Nascidos em um ambiente totalmente musical, sua mãe e seu pai cantaram em uma igreja e seus irmãos eram músicos, tocavam tambor e trombones.
Além deste podemos falar de:

  • Clyde Stubblefield 
  • Jabo Starks. 
  • Maceo and All The Kings Men
  • Marva Whitney
  • Vicki Anderson
O funk vive!!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??