TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

21 de jul de 2011

Benin é aqui!!!












As Artes de Benin pertinho de nós!!!!!




O público carioca( eu já fui hoje!) vai poder vivenciar nessa mostra cerca de 300 obras entre tapeçarias, fotografias, pinturas, esculturas, vestimentas e muitas outras manifestações estéticas

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu Afro Brasil (de São Paulo), traz ao Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica(perto da praça tiradentes) a exposição África Ancestral e Contemporânea As Artes de Benin para mostrar a arte ancestral, tradicional, e também a contemporânea produzida por um dos berços da nação brasileira, o Benin país localizado na região ocidental da África.

Com a curadoria de Emanoel Araujo (artista plástico e diretor-curador do Museu Afro Brasil), a exposição mostra a potencialidade de um dos povos mais criativos daquele continente, retomando a vida e a arte de Benin, mostrando seus artistas mais representativos da atualidade, mas sem esquecer a tradição, o cotidiano da vida e da cultura daquele pedaço da África também, um dos berços fundamentais de todos os brasileiros.

Benin significa uma pujante nação de criadores de uma estética com profundos laços ancestrais e com jovens artistas contemporâneos, grandes criadores como pintores, escultores, instaladores. A Mostra conta com nove artistas de Benin, internacionalmente reconhecidos:

Dominique Zinkpe


Aston


Tchif


Quenum


Tokoudagba


Eloi Lokossou

Kifouli Dossou


Edwige Aplogan.



O público carioca vai poder vivenciar nessa mostra cerca de 300 obras entre os apliqué (tapeçarias feitas com recorte de tecidos que mostram os símbolos reais do Benin desde o século XV ao século XIX), fotografias, pinturas, esculturas, uma grande instalação de Aston (que representa com mais de 300 peças a grande embarcação que une o torrão africano levado por barcos carregados de gentes para o lado de cá do Atlântico), grandes máscaras para os deuses do Vodou, vestimentas e muitas outras manifestações estéticas, que por certo fará dessa exposição um alentado conhecimento dos nossos irmãos do lado de lá do Atlântico.

Exposição África Ancestral e Contemporânea As Artes de Benin permanece no
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica do Rio de Janeiro (Rua Luis de Camões, 68. Tel: 2242-1012) até o dia 04 de setembro. Terça a sexta-feira, das 11h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. A entrada é franca e tem acesso para deficiente físico (elevador).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??