TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

14 de fev de 2011

locking



Locking é considerado um estilo de funk. Trata-se de um rápido e preciso movimento de braços e mãos combinados com quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos e exagerados e freqüentemente rítmico e firme (compacto) com a música. Locking é uma performance executada rapidamente, sempre interagindo com o público através de sorrisos ou dando-lhes alguns movimentos naturalmente cômicos.



Originalmente dançado para o funk tradicional, assim como James Brown. O funk é comum ainda para os dançarinos de locking, e usados em muitas competições...

O nome é baseado na concepção dos movimentos do locking, que basicamente significa congelar através de movimentos rápidos e parar em certas podições e depois continuar rápido como antes.

Esses movimentos criam um forte contraste a fim de que muitos movimentos rápidos que são, por outro lado, executados continuamente precisos, combinam com gestos (mímicas) ensaiados, e atuando para o público e para outros dançarinos.

Locking exige muitas acrobacias e movimentos bem elaborados, assim como “travar” os joelhos dando a impressão de “ruptura”. Esses movimentos também requerem joelheiras ou algum outro protetor.

Lockers normalmente usam um estilo de roupa característico, assim como roupas coloridas com listas e suspensórios.

Don Campbellock, Leo ‘Fluky Luke’ Williamson, Greg ‘Campbellock Jr’ Pope, Adolfo ‘Shabba Doo’ Quiñones, Fred ‘Penguin’ Berry, Bill ‘Slim the Robot’ Washington and Tony Basil.

O início do Locking pode ter sido descoberto por um nome em particular, Don Campbell.
Depois dos anos 60 ele misturou algumas danças passageiras (que eram moda), adicionando movimentos próprios (conhecidos como “Trava” - Lock). O resultado da dança foi chamado de Campbellocking, que foi mais tarde conhecido como Locking. No início dos anos 70 surgiram os grupos de dança de Locking. O mais notável foi quando Campbell formou o grupo de dança “The Lockers” e firmou a fundação de locking e dos estilos de roupas.

Don Campbellock criou este estilo no final dos anos 60 em Los Angeles, California . O Locking é oriundo do Funk, em especial de um passo chamado Funky Chicken. Don nunca soube fazê-lo da forma correta e a partir daí acabou criando sua própria dança. Logo depois, Don se integrou ao grupo de dançarinos do programa de TV Soul Train e não demorou muito para apareceram vários adeptos à sua criação, então criou o The Campbellock Dancers em 1972 que logo depois trocariam o nome para apenas The Lockers.

Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como Funk da galinha) o que obrigou Don a fazer o primeiro passo do estilo. Muitos passos foram adicionados como: movimentos de braços minuciosos, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.

The Lockers , ficaram muito famosos na América e influenciaram todos com um estilo único que não parecia com nada que já existia na época.

O The Lockers se apresentaram muito no programa "Soul Train" de uma TV americana, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelic e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo.


Mais tarde, o locking tornou-se parte do crescimento da cultura da dança hip hop, e teve influência aos mais recentes estilos, como popping and breaking. Locking é ainda totalmente popular e muitos artistas atuais executam movimentos derivados do locking em seus videoclips.























Pode ter ocorrido individualmente ou em harmonia com 2 ou mais dançarinos fazendo steps ou handshakes juntos. O locker pode sorrir enquanto faz sua apresentação, em outros momentos, um comportamento sério deve ser preservado para dar ênfase na técnica.









Outro importante estilo característico é a “explosão” (vibração) dos braços, paradas, posição e firmeza dos passos e movimento (giro) da boina ou chapéu. Don Campbell foi o inventor dos freezes originais. Em 1971, quando nomeou-se por “travas” (locks), ele incorporou seu ritmo único e adicionou gestos, assim como apontar e bater palmas.

Outros dançarinos também adaptaram-se a este estilo, enquanto juntavam alguns dos passos e movimentos listados a seguir:

Alphas (Criado por Alpha Anderson)
The Skeeterrabbit (Criado por James "Skeeter Rabbit" Higgins)
Stop n Go (Criado por Greg "Campbellock Jr." Pope)
Scooby doo (Criado por Jimmy "Scooby doo" Foster)
Which a way (Criado por Leo Williamson).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??