TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

6 de fev. de 2011

DISNEY...SERÁ TÃO MÁGICO ASSIM ??

As atrizes que deram vida as princesas da Disney

A Disney é uma fábrica de sonhos e com princesas , no embalo, conheçam as atrizes que emprestaram suas vozes para dar vida as personagens:


Adriana Caselotti - Branca de Neve
Ilene Woods - Cinderela
Mary Costa - Aurora
Jodi
Benson - Ariel,
Paige O’Hara - Bela
Linda Larkin - Jasmine (primeira mulçumana)
Irene Bedard - Pocahontas (primeira índia)
Ming-Na - Mulan (primeira oriental)
Anika Noni Rose - Tiana (primeira negra)
Mandy Moore - Rapunzel (primeira digital)

Eu já vi a Dismayland, que unia o mundo de fantasia de Disney com favelas espalhadas pelo terceiro mundo, agora acompanhe outro trabalho semelhante, da fotógrafa Dina Goldstein, parte da exposição Fallen Princesses.

Se a vida das princesas da Disney não fosse glamourosa...

...Branca de Neve teria dificuldade em criar 7 pimpolhos!
... a Bela Adormecida jamais sairia do estado vegetativo!
... Rapunzel perderia suas longas tranças na quimioterapia!
...Ariel seria exposta em um aquário público.
... com tantas guloseimas, Chapéuzinho engordaria.
...O príncipe jamais encontraria a Cinderela, e ela viveria de ressaca!
...Jasmim entraria para algum grupo terrorista.
Alguém disse que esse post sobre a vida sem conto de fadas das princesas da Disney ficou ofensivo demais e de mau gosto, na tentativa de agradar gregos e troianos, acho que agora ninguém vai achar de mau gosto esses desenhos das princesas da Disney em versão Pin-up:

E como uma coisa puxa a outra acabei falando de pin up e já está na hora de colocar algumas da época de ouro do gênero, as ilustrações abaixo são de três dos mais famosos artistas entre os anos 40 e 60.

Bill Medcalf


Gil Elvgren



Peter Driben

Uma curiosidade que eu descobri há um bom tempo na Net, e vou colocar aqui para quem ainda não viu. São as semelhanças, ou melhor, a reutilização de cenas que o estúdio faz em seus filmes, muito deles clássicos.

A maioria não são apenas parecidos, literalmente são utilizados os mesmos modelos, muitas vezes mudando apenas as cores dos personagens, acrescentando uma roupa diferente, e alterando o fundo. Vejamos alguns interessantes exemplos:

Branca de neve e os Sete Anões e um curta-metragem estrelado pelos anões feitos anos depois, possuem a mesma sequência de tombo: Uma cena é de Alice no País das Maravilhas, outra é de Pinóquio, reparem que os peixes em primeiro plano que observam o que acontece ao fundo são os mesmos, só a cor que muda:
Essa, entre Puff - O Ursinho Guloso e Mogli - O Menino Lobo é ótima, até o tronco por onde eles estão andando é o mesmo:
Agora a semelhança é entre A Espada era a Lei e Mogli, só mudaram a cor do cachorro, podiam ter pelo menos mudado a raça não é mesmo?
Robin Hood e Mogli
Dois filmes com gatos protagonistas, e lógico que tinha que ter mais semelhanças, os filmes são Aristogatas e Todo Mundo quer a vida que um gato tem.
Para Não dizer que são só filmes antigos, essas são semelhanças entre Irmão Urso 2 e Mulan:
As duas Maiores histórias de amor do estúdio, também não escapam, A Bela Adormecida e a Bela e a Fera:
Branca de Neve e Robin Hood:
Esse também é interessante, as duas cenas idênticas, se passam no mesmo filme, A Espada era a Lei:
Existem dezenas de outras semelhanças, procurem pela Net que vocês vão encontrar, o vídeo abaixo mostra algumas das sequências, é interessante e deixa ainda mais clara a utilização dos mesmos movimentos:


Uma das explicações é a utilização da técnica de Rotoscopia, onde se utiliza uma filmagem real de um modelo vivo como referência, no caso, a maioria dos filmes que reutilizam são filmes menores, então para baratear os custos, eles utilizaram as filmagens de referências de arquivo, ao invés de criarem novas, mas isso não explica o por que das semelhanças entre os traços dos personagens, nem o fato de cenas inteiras serem feitas da mesma maneira, é possível que seja uma auto-homenagem ou simplesmente uma brincadeira interna, e vocês o que acham?

Um comentário:

  1. economia de tempo e de aproveitar o estilo, já consagrado eu acho....

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??