TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

24 de mai. de 2010

temo o ser que só conhece um livro e o pokemom.......

Temo o homem que só conhece um livro (Timeo hominem unius libri)
Tomás de Aquino ...

Tenho pensado muito na questão da dualidade e de como ela esteve avançando na minha mente feito lagartixa na parede úmida...


Claro que não é um pensamento lógico , é mais uma forma de tentar responsabilizar o mundo e tudo que me cerca , pelas coisas que por ventura não dão certo ou não caminham para a minha direção com fluidez...

Ai eu falo logo : é culpa do mundo , porque eu sou desse jeito , é assim ou assado , 8 ou 80...

Começo a sentir que tudo não é tão simples assim...

Sobre essa questão achei formas de ver se existe realmente uma divisão tão explicita ou o caroço é mais embaixo ou seria tem buraco nesse angú ???

Analise voce mesmo o Didaqué,o neo platonismo ,o monismo e o Maniqueísmo...

Didaqué

Didaqué significa instrução ou doutrina.

Trata-se de um escrito que data de fins do Séc. I de nossa era e, portanto, bem próximo dos escritos do Novo Testamento.

Ele diz que:

1-Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois.
Qual seria essa grande diferença??

2-Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.

E segundo essa afirmação , fazendo o mal , teriamos o caminho da morte... mas a morte não atinge a todos???


O neoplatonismo e o Monismo

É difícil descrever toda essa Filosofia, mas seu objetivo central era conhecer um Inefável. Em oposição ao maniqueísmo , o neoplatonismo cria que existia só um princípio do qual provinha todas as coisas.

O neoplatonismo julga poder superar o dualismo, mediante o monismo estóico e esperava ser uma solução para perguntas inquietantes.

Algumas religiões pagãs, como é o caso da Wicca, utilizam o conceito de monismo para explicar a crença de que tudo o que há foi criado por uma única divindade, neste caso, a figura de uma Deusa-Mãe como entidade cósmica primordial.


Essa crença se baseia no fato de que, na natureza, os únicos seres capazes de gerar vida, de criar, são as fêmeas. Esta era a concepção dos povos antigos em seus cultos, e só depois de muito tempo é que surgiu a figura do Deus, que passou a dividir espaço com a Antiga Deusa através do dualismo.



Maniqueísmo

Denomina-se maniqueísmo a doutrina religiosa pregada por Maniqueu (também chamado Mani ou Manes)na Pérsia, no século III da era cristã.

Sua principal característica é a concepção dualista do mundo como fusão de espírito e matéria, que representam respectivamente o bem e o mal.


É uma forma de pensar simplista em que o mundo é visto como que dividido em dois: o do Bem e o do Mal. A simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenômenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é.

O Maniqueísmo chegou a ser uma religião específica num determinado espaço e tempo. Mas seu conceito em si, de que o Universo está em eterna oposição de dois princípios primários que seriam o Bem ou o Mal, sempre foi amplamente difundido em todos os tempos com maior ou menor grau de intensidade.

E principalmente hoje em dia pensamentos Maniqueístas permeiam Todas as religiões Monoteístas ocidentais, aceitas pela maioria da população mundial. Veja 4 exemplos:

Zoroastrismo
Ahura Mazda / Angra Mainyu

Judaísmo
YHWH-Elohim / Samael-Satanás
Shekinah / Lilith

Cristianismo
Jeová-Javé / Lúcifer-Satanás

Islamismo
Alá / Shaitan-Satanás

"Eita pesquisa danada de boa rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs"


A concepção de uma eterna luta entre o Bem e o Mal está presente na maioria ESMAGADORA de nossos mitos, histórias, contos infantis, seriados de TV, filmes, HQs, videogames e etc. Ligando-se a Televisão em qualquer horário infantil podemos ver que as crianças aprendem desde cedo a dividir a realidade entre o Bem e o Mal, assim como na maioria de nossos mitos modernos.

Ou seja, desde Guerra nas Estrelas onde há a oposição entre os lados Luminoso e o Escuro da Força, até qualquer desenhinho do Digimon, Pokemon, He-man e etc.


Numa concepção que considero muito mais lúcida temos que entre os princípios Yin-Yang, Masculino-Feminino e etc.

O Bem seria a Harmonia entre eles e o Mal a desarmonia. E o mais interressante é que todas as religiões sabem disso!

"Não firais aos outros com o que vos fere" - Budismo

"Nenhum de vós sois um crente até devotar pelo próximo o amor que devota a vós mesmos" - Islamismo

"Não façais aos outros o que se fosse feito a vós, vos causaria dor" - Hinduísmo

"O que não queres que vos façam, não façais aos outros" - Judaísmo

"Ame a teu próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas" - Cristianismo


E ai ????????
Qual a sua posição??????
Será que temos que ter posição???
Não ter posição já é uma posição ???

Perguntas, Perguntas...
Queria mesmo é :
Respostas, respostas...
Vai...Escreve ai...
ATÉ...

Um comentário:

  1. Olha! Vejo você uma pessoa que já sabe. Só falta escolher. O Islamismo não vive o que prega, e pior, o que está escrito no seu compêndio é o que eles fazem. Ora, por que então enganam com falsas palavras? Dizem paz onde não há paz. E a Bíblia diz sobre isto em Jeremias 23. Leia ali. Os falsos pastores e mestres.
    Isto de dizer que o bem e o mal se fundem é uma forma de deixar o mal inserido no contexto, haja vista para estarmos envolvidos com o "bem somente", só mesmo através daquEle Ùnico Deus que morreu para que estivéssemos nEle e vivendo VIDA ABUNDANTE.

    Quando o homem resolveu desobedecer e comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus sabia no que ia dar. Por isso avisou: "Não toque nesta árvore que morrerás". Quando o inimigo disse que eles não morreriam e sim saberiam tudo o que Deus Sabia, ele mentiu, mas parece que falou a verdade, não? Afinal o casal desobediente não morreu naquela hora. Mas por isso a humanidade só vive até no máximo 120 anos, mas na verdade, os anos esperados são uns 80. Quer dizer, o homem conheceu a morte. Onde tem conhecimento do mal tem morte.
    E Jesus é o Único Deus Verdade que nos supre da morte nos dando a Vida Eterna na Casa do Pai.

    Mas tem aqueles que querem viver aqui como se a vida acabasse aqui. Que pena!
    Bem que Deus Lindo diz: "Meu povo sofre por falta de conhecimento".O povo prefere crer em carochinhas e não nos registros do Pai de Amor.

    Este negócio de dizer que a Natureza é Mãe é o maior engodo para laçar as almas. Se digo que a Natureza é mãe criadora estou descartando o Criador Deus Único. Ora... mãe natureza... Como? se a natureza foi Criada?
    Ìsso é para aprisionar os espíritos da pessoas. Que bom que não são argumentos que convence às pessoas que Deus é o Único Criador. Que bom que é o Espírito Santo!

    Isto de crer em "mãe natureza" vem de contexto de antiguidade que precisava de "rainhas dos céus" como ídolos anti- Deus Pai de Amor e só entravam pelo cano.
    Hoje os anti Jesus levam as pessoas para continuar esta idolatria da mãe natureza que é uma forma de descartar Deus Único Criador dos céus e da terra e Único Deus que liberta os homens de opressores e escravisadores.
    Procura ver só de onde vem esta coisada de mãe naturezaa. Observe o que tem por trás? Dominadores e grandes opressores. Povim bobo cai na deles, fazer o quê, né? Que Marina Silva se cuide.
    É isso, amado, teria mais a dizer, mas fico por aqui.
    Isca dEle.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??