TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

29 de abr. de 2010

FELIZ??? ANIVERSÁRIO???

DIA 30 DE ABRIL É O DIA DA BAIXADA...

A data (30 de Abril) refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo.

Foi o começo do fim dos portos fluviais, de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem de muitas das atuais cidades da Baixada.

O Dia da Baixada Fluminense visa celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, como a participação consciente de toda a sociedade.

A data tem por finalidade estimular o crescimento da auto-estima da população da Baixada.


A Baixada Fluminense possui, mais de três milhões de seres (três milhões e trezentos mil) distribuídos em 13 municípios (Itaguaí, Paracambi, Seropédica, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti, Magé e Guapimirim), que representam o segundo maior colégio eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, e o quarto mercado consumidor em todo o país, respondendo por 12% do PIB.

A pesar de sua importância econômica, a região também apresenta graves problemas.
De acordo com meus estudos a Baixada concentra o maior número da população jovem, em sua maioria negra (60% do total), de baixo nível escolar (mais de 10% de sua população acima de 15 anos é analfabeta) e muito pobre, já que mais de 30% de seus habitantes têm uma renda mensal inferior a um salário mínimo.

A população da Baixada possui um grande patrimônio, que precisa ser resgatado, mas outras metas também devem ser alcançadas como: justiça social e qualidade de vida.

Aproveito o espaço , não o sideral , mais esse blogal para fazer um convite aos meus vizinhos:
“ DIA DA BAIXADA”

30 de Abril - SESC de São João de Meriti , 19h:

CINEMA COM BATUQUE 4 ANOS...



E PARA QUEM PUDER VER TV NESTE SÁBADO DIA 1 DE MAIO, 18:30 ,AO VIVO NO CANAL BRASIL , ESTAREI LÁ...

Um comentário:

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??