TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

4 de mar. de 2010

Que meleca é essa????????????????????

Por que você continua pagando impostos e aceitando governantes corruptos?


Você pode nunca ter pensado sobre isso conscientemente, mas seu subconsciente certamente sabe a resposta: porque essa é a melhor opção para a sua sobrevivência.

Vejamos que possibilidades você teria:


1 - Você poderia se rebelar e não pagar mais imposto nenhum.Essa é a alternativa preferida da maioria: evitar de pagar impostos o máximo possível. Lógico muitas vezes não é possível fazer a famosa sonegação seja porque os valores já estão incluídos nos salários, preços; seja porque existe o controle do governo. O cidadão opta por não pagar impostos quando não vê seu sacrifício ser retribuído pelo governo. O indivíduo dá a comunidade e não recebe nada em troca.


2 - Organizar um protesto coletivo
Os protestos de grupos são organizados apenas quando o governo exagera. Enquanto governantes pedem uma quantia razoável para os seus cidadãos, teoricamente para os próprios cidadãos é mais fácil pagar e estar dentro do sistema do que ter que desviar as atenções para protestos que causariam mais prejuízos para manter o dia-a-dia (trabalho, cura da família, etc).
Se o nível de impostos fica insuportável, o cidadão é obrigado a buscar uma alternativa: ou adere ao sistema e se corrompe, ou não paga os impostos (sonega), ou vai as ruas se rebelar!


3- Aderir ao sistema
Muitas pessoas acham mais fácil simplesmente aderir ao sistema. O fato é que os governos sempre exigiram dinheiro da população para manter uma vida de luxos. As antigas monarquias gastavam fortunas em palácios imponentes, em jóias, ouro e, digamos, futilidades. Enquanto isso muita gente se sacrificava para produzir o necessário para comer e pagar os impostos. Mesmo nas democracias modernas a coisa continua igual: pagamos privilégio dos governantes. Por quê? Porque é mais fácil seguir regras e ter alguém que diga o que fazer do que ter que pensar sozinho. Pagamos para alguém pensar pela gente.

Pagamos pela segurança. Fazer a revolução pode ser doloroso, pode acarretar mais mortos e feridos do que mudanças positivas. Então, muitos decidem simplesmente jogar de acordo com as regras do jogo: corrompem e são corrompidos para ter uma vida melhor. Correm o risco de serem pegos em flagrante e terem problemas, mas os problemas dependerão da reação da maioria.


4 - Mudar de país
Se o governo dá muito pouco aos cidadãos e eles descobrem que outros países oferecem mais pedindo menos a opção é fazer as malas e mudar! Tentar a vida em uma outra comunidade mais justa e favorável. Os governantes automaticamente tem que pensar em uma alternativa porque se uma quantidade grande de pessoas mudar de país, o número de pagadores de impostos diminuirá e será necessário aumentar as taxas dos cidadãos que sobraram. Mas existe um limite. Quando as taxas ficarem absurdamente altas, pode vir uma revolução.



Existe praticamente uma balança. Os governos podem ser corruptos até o limite em que a maioria da população dizer basta porque não convém mais viver em determinada nação. Quando as pessoas decidem dizer basta para o governo é sempre sinal de problema porque ou perderão contribuintes ou arriscam o próprio lugar no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??