TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

17 de jul. de 2009

OBRAS DE ARTE

Exposição Virada Russa no CCBB


Fui ontem no ccbb e vi uma coisa linda ...

O Centro Cultural de Banco do Brasil (CCBB) de Brasília traz ao Brasil, pela primeira vez, a exposição Virada Russa: A Vanguarda na Coleção do Museu Estatal Russo de São Petersburgo.

A mostra reunirá obras dos mais renomados artistas da chamada vanguarda russa, vindas diretamente do acervo do State Russian Museum – o museu que reúne a maior coleção de arte russa no mundo — e ocupará as galerias 1 e 2 do CCBB de Brasília.

Trata-se maior e mais significativa exposição já realizada no Brasil sobre o tema, com 123 peças que marcaram o movimento artístico e cultural ocorrido durante a primeira fase da Revolução Russa, entre as décadas 1890 e 1930.

As obras expressam a efervescência artística e cultural dos anos anteriores ao Outubro Vermelho, que seguiram várias vertentes como o Não-Objetivismo e, principalmente, o Suprematismo e o Construtivismo.

Entre as raridades que serão apresentadas nos salões do CCBB de Brasília estão clássicos como Promenade, de Chagall, que representa um momento mais lírico dentro do surrealismo, e os três quadros de Malevitch, que marcam o começo do verdadeiro rigor geométrico na pintura – a cruz, o quadrado e o círculo negro sobre um fundo branco.

As obras de Kandinsky – como Igreja Vermelha, Cruz Azul e São George II, presentes na mostra – marcam o ponto de partida para a pintura abstrata.

Tatlin precursor da vertente construtivista está presente na mostra com a obra Contra-relevo de Esquina – complexo, em aço, alumínio, zinco e madeira que traduz o novo mundo industrial ao adotar formas, materiais e técnicas da moderna tecnologia, encarnando a ideia do artista-engenheiro.

A mostra traz, ainda, peças de roupa desenhadas por Bárbara Stepanova, dentro da noção construtivista do artista ligado à fábrica.

2 comentários:

  1. Cara, que notícia bárbara!
    Será que a exposição vem para São Paulo?
    Ou será que só Bsb e Rio?
    Agora fiquei pirado. Será que vou ter de viajar?

    Tell me, please!

    ResponderExcluir
  2. OLHA NÃO SEI MAIS NO RJ ESTA BOMBANDO RSRSRSRSRSRSRSRSRSRS

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??