TODO DIA ...É 1 TEXTO NOVO!!!

24 de mai. de 2009

Temo o homem que só conhece um livro (Timeo hominem unius libri) "Sto. Tomás de Aquino"

Temo o homem que só conhece um livro (Timeo hominem unius libri) Sto. Tomás de Aquino

Tenho pensado muito na questão da dualidade e de como ela esteve avançando na minha mente feito lagartixa na parede úmida...
Claro que não é um pensamento lógico , é mais uma forma de tentar responsabilizar o mundo e tudo que me cerca , pelas coisas que por ventura não dão certo ou não caminham para a minha direção com fluidez...
Ai eu falo logo : é culpa do mundo , porque eu sou desse jeito , é assim ou assado , 8 ou 80... Começo a sentir que tudo não é tão simples assim...

Sobre essa questão achei formas de ver se existe realmente uma divisão tão explicita ou o caroço é mais embaixo ou seria tem buraco nesse angú ???

Analise voce mesmo o Didaqué,o neo platonismo ,o monismo e o Maniqueísmo...

Didaqué

Didaqué significa instrução ou doutrina.

Trata-se de um escrito que data de fins do Séc. I de nossa era e, portanto, bem próximo dos escritos do Novo Testamento.

Ele diz que:

1-Existem dois caminhos: o caminho da vida e o caminho da morte. Há uma grande diferença entre os dois.
Qual seria essa grande diferença??

2-Este é o caminho da vida: primeiro, ame a Deus que o criou; segundo, ame a seu próximo como a si mesmo. Não faça ao outro aquilo que você não quer que façam a você.
E segundo essa afirmação , fazendo o mal , teriamos o caminho da morte... mas a morte não atinge a todos???


O neoplatonismo e o Monismo

É difícil descrever toda essa Filosofia, mas seu objetivo central era conhecer um Inefável. Em oposição ao maniqueísmo , o neoplatonismo cria que existia só um princípio do qual provinha todas as coisas.O neoplatonismo julga poder superar o dualismo, mediante o monismo estóico e esperava ser uma solução para perguntas inquietantes.

Algumas religiões pagãs, como é o caso da Wicca, utilizam o conceito de monismo para explicar a crença de que tudo o que há foi criado por uma única divindade, neste caso, a figura de uma Deusa-Mãe como entidade cósmica primordial. Essa crença se baseia no fato de que, na natureza, os únicos seres capazes de gerar vida, de criar, são as fêmeas. Esta era a concepção dos povos antigos em seus cultos, e só depois de muito tempo é que surgiu a figura do Deus, que passou a dividir espaço com a Antiga Deusa através do dualismo.



Maniqueísmo

Denomina-se maniqueísmo a doutrina religiosa pregada por Maniqueu (também chamado Mani ou Manes)na Pérsia, no século III da era cristã. Sua principal característica é a concepção dualista do mundo como fusão de espírito e matéria, que representam respectivamente o bem e o mal.

É uma forma de pensar simplista em que o mundo é visto como que dividido em dois: o do Bem e o do Mal. A simplificação é uma forma primária do pensamento que reduz os fenômenos humanos a uma relação de causa e efeito, certo e errado, isso ou aquilo, é ou não é.
O Maniqueísmo chegou a ser uma religião específica num determinado espaço e tempo. Mas seu conceito em si, de que o Universo está em eterna oposição de dois princípios primários que seriam o Bem ou o Mal, sempre foi amplamente difundido em todos os tempos com maior ou menor grau de intensidade. E principalmente hoje em dia pensamentos Maniqueístas permeiam Todas as religiões Monoteístas ocidentais, aceitas pela maioria da população mundial. Veja 4 exemplos:

Zoroastrismo
Ahura Mazda / Angra Mainyu

Judaísmo
YHWH-Elohim / Samael-Satanás
Shekinah / Lilith

Cristianismo
Jeová-Javé / Lúcifer-Satanás

Islamismo
Alá / Shaitan-Satanás

"Eita pesquisa danada de boa rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs"


A concepção de uma eterna luta entre o Bem e o Mal está presente na maioria ESMAGADORA de nossos mitos, histórias, contos infantis, seriados de TV, filmes, HQs, videogames e etc. Ligando-se a Televisão em qualquer horário infantil podemos ver que as crianças aprendem desde cedo a dividir a realidade entre o Bem e o Mal, assim como na maioria de nossos mitos modernos. Ou seja, desde Guerra nas Estrelas onde há a oposição entre os lados Luminoso e o Escuro da Força, até qualquer desenhinho do Digimon, Pokemon, He-man e etc.

Numa concepção que considero muito mais lúcida temos que entre os princípios Yin-Yang, Masculino-Feminino e etc. O Bem seria a Harmonia entre eles e o Mal a desarmonia. E o mais interressante é que todas as religiões sabem disso!

"Não firais aos outros com o que vos fere" - Budismo

"Nenhum de vós sois um crente até devotar pelo próximo o amor que devota a vós mesmos" - Islamismo

"Não façais aos outros o que se fosse feito a vós, vos causaria dor" - Hinduísmo

"O que não queres que vos façam, não façais aos outros" - Judaísmo

"Ame a teu próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas" - Cristianismo

E ai ????????
Qual a sua posição??????
Será que temos que ter posição???
Não ter posição já é uma posição ???

Perguntas, Perguntas...
Queria mesmo é :
Respostas, respostas...
Vai...Escreve ai...
ATÉ...

Um comentário:

  1. A primeira vez que entrei aqui você estava falando de Heidegger e eu gostei de ver alguém falando desse cara (dificílimo de ler, entender, estudar, mas essencial, eu acho).
    Agora vc faz esse post tratando de coisas super difíceis de entender, mas que são as coisas que a gente tem de entender. Queremos viver menos maniqueistas, sem dúvida, mas não deixamos de intuir que sim o melhor é fazer o bem e que, embora possamos também partilhar do mal do mundo e levarmos dentro o nosso malzinho interior queremos viver em paz. Somos todos mortais mas desejamos vida e mesmo aquela vida após a morte (se ela existir) terá que ser vida e não a morte na morte. Eu não disse que era tudo muito difícil de se pensar!? Mas necessário ;D

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI SUA PALAVRA TÁ??